Indaial: candidatos e propostas para a Educação

Posted on 25 de setembro de 2016

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Vem ai uma bomba atômica para a Educação. Vai impactar diretamente os municípios, Estados e o próprio governo federal. Trata-se da PEC 241, que congela recursos do orçamento. A Proposta de Emenda Constitucional de Michel Temer congela por 20 anos investimentos em áreas como saúde, educação e previdência social. Vale para as três esferas do governo. Quer dizer, os municípios terão que cumprir.

Neste sentido, mais uma vez, fui atrás das propostas dos candidatos a prefeito na cidade e classifiquei segundo alguns grandes temas e desafios da educação municipal: educação infantil; ensino fundamental; ensino especial; educação de jovens e adultos; ampliação de estrutura física; qualificação e modernização de estrutura física; diálogo com a comunidade; estimulo e qualificação do profissional da educação; responde os desafios da PEC 241? Vejamos a sistematização:

 Questões
André Moser – PSDB
Batata – PP
Hamilton Cunha – PMDB
Padre Célio – PT
Educação Infantil
Objetivamente: creches no Warnow e Encano, através do Projeto Proinfância 180 crianças em cada unidade (total: 360 vagas); Genericamente: Universalizar a Educação Infantil na pré-escola, para as crianças de quatro a cinco
anos, e ampliar a oferta em creches, de maneira a atender crianças com até três anos.
Sintonizar Unidade de Educação Infantil horário das empresas
Objetivamente: Construção de uma Unidade de Educação Infantil no Bairro Mulde; Extensão no horário das unidades infantis;
Genericamente:  Zerar a lista de espera na educação infantil;
Genericamente: Reformar e edificar Unidades de Educação Infantil;
Ensino Fundamental
Genericamente: Universalizar o Ensino Fundamental de nove anos para toda a população de seis a
catorze anos
Genericamente: Estudar a viabilização de construção de uma escola de ensino fundamental nas
proximidades do bairro Centro
Objetivamente:  Construção de mais uma Escola de Ensino Fundamental no bairro JP II;
Educação de Jovens e Adultos
Genericamente: Criar políticas públicas para erradicar o analfabetismo e elevar a escolaridade
média da população
Programa de Educação para a cidadania de Jovens, adultos e idosos;
Educação Especial
· Universalizar, para a população de quatro a dezessete anos de idade com deficiência, transtorno espectro autista, altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino.
Genericamente: Assegurar o acesso à educação àqueles com necessidades educacionais especiais
Estimulo, qualificação do profissional da educação
Genericamente: Valorizar a carreira do magistério com base no Plano de Cargos e Salários.
Compra de tablets para professores; Capacitar os professores, orientadores e gestores para identificar psicopatologias
Assembleia Municipal dos profissionais da Educação;
Relação com a comunidade
Objetivamente: Implantar o Programa Escola Aberta com atividades esportivas, culturais e  recreativas;  genericamente: dialogar e fortalece APPS
Abrir escolas aos finais de semana;
Construir junto à Comunidade Escolar a implantação das
Eleições da direção escolar; Programa “Família na Escola”; .Programa Escola Aberta aos sábados;
Ampliação da estrutura
aumentar o número de quadras esportivas nas escolas; Nova escola no centro;
bibliotecas escolares modelo;
Qualificação e modernização da estrutura
Genericamente:
reforma em quadra e escolas; melhoria dos laboratórios de informática; Adquirir equipamentos (projetores) de meios digitais;
Educação como direito (transporte, acesso e permanência, sistema de avaliação, ensino integral)
Articular instituições para ampliar atividades de contraturno escolas; Genericamente, aumentar a oferta de educação integral; Criar políticas públicas para erradicar o analfabetismo e elevar a escolaridade média da população
Genericamente: Planejar e implementar a educação integral por meio de escolas em tempo integral
Genericamente Educação e empreendedorismo como atividades extracurriculares
não propõe
Responde aos desafios da PEC 241?
Não
Não
 não
 não
Fonte
http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/SC/81477/2/240000002667/proposta_governo1470952827219.pdf
http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/SC/81477/2/240000009651/proposta_governo1471298921611.pdf
http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/SC/81477/2/240000005617/proposta_governo1471039390122.pdf
http://divulgacandcontas.tse.jus.br/dados/2016/SC/81477/2/240000009014/proposta_governo1471298609907.pdf

Assim, num cenário de redução de investimentos – redução apoiada pelos partidos dos principais candidatos da cidade (Hamilton, do PMDB partido que é autor da proposta; PSDB partido que cobra a aprovação da proposta; e o PP que apoia quem tiver dinheiro e caneta) – os planos deveriam refletir sobre a importância da educação, a melhoria dos serviços num ambiente de restrição de recursos. Ter plano mesmo.

O que temos? Um apanhado de tarefas do dia a dia e a incapacidade de pensar a educação dentro de uma proposta de desenvolvimento local.

Frente à péssima estrutura das escolas públicas em termos de laboratórios, bibliotecas, espaços culturais, científicos e esportivos pode-se dizer que as propostas dos candidatos a prefeito de Indaial são parecidas e indiferentes à realidade dos desafios da educação humanista no século XXI.

Reformar escolas e quadras, atividades de contraturno, abrir escolas para a comunidade só faz sentido com escolas de qualidade transformadas em espaços escolares, culturais, científicos e esportivos. Nada aponta que as propostas sigam esse caminho.

E ninguém apontou de onde virão os recursos frente a Proposta de Emenda Constitucional 241 que vai congelar recursos para a Educação.